We have an exclusive area for resellers. You still don't have your registration ??? THEN REGISTER

Register
Como escolher a motosserra certa para si
Client support
2ª a 6ª - 09h às 12h30 | 14h às 18h30
(Summer time until 7:30pm)
(+351) 253 381 261
Start Blog Como escolher a motoss...

19 October 2021

Como escolher a motosserra certa para si

Sabe como escolher a motosserra certa para si? Tudo depende do uso que vai dar ao equipamento. Saiba a que elementos deve prestar atenção ao comprar uma nova motosserra. 
As principais características a ter em conta são o tipo de motor, a cilindrada, a lâmina e o peso

Tipo de motor

Os motores das motosserras podem ser a bateria ou a combustão (gasolina)
  • Motosserras a Bateria: mais adequada para tarefas em ambientes fechados, pequenas restaurações, trabalhos de baixa intensidade e em ambientes sensíveis a ruídos, como escolas e hospitais. Se o trabalho a realizar for longo e de alguma intensidade, recomendamos que tenha uma segunda bateria carregada por perto. 
 
 
  • Motosserras a Combustão (gasolina): para quem precisa trabalhar sem interrupções nem constrangimentos de acesso à rede elétrica, as motosserras a gasolina são a melhor alternativa. Além disso, as motosserras a gasolina estão disponíveis em diferentes potências e comprimentos de lâmina, pelo que podem ser usadas tanto em trabalhos leves e ocasionais como em tarefas mais exigentes, como corte de árvores de grande diâmetro. 

Cilindrada 

A cilindrada, medida em centímetros cúbicos (CC), influencia a potência de corte e, assim, a comodidade na concretização de tarefas.  Por exemplo, as motosserras a gasolina têm maior cilindrada e, por isso, mais poder de corte. 

Tipo de Lâmina

Cada máquina vem equipada com lâmina e corrente, com comprimento que corresponde à sua potência. Quanto maior o comprimento da lâmina, menor a velocidade e, assim, menor força de corte. 

Peso

O peso é um fator muito importante. Se a máquina for muito pesada, tornará o trabalho mais cansativo, desgastante e até penoso. Uma diferença de 100 ou 200 gramas dentro da mesma gama pode mesmo influenciar a comodidade e os resultados do seu trabalho. O peso das motosserras varia entre os 3/4 KG e os 7/8KG. 

Outros aspetos a ter em conta na compra de uma nova motosserra são o arranque fácil, o tensor da corrente, a ergonomia e os aspetos de segurança. 

Tenha a motosserra certa para o seu tipo de trabalho 

A melhor motosserra para si é aquela que se adapta às suas necessidades e ao tipo de trabalho que tem de realizarPergunte-se onde vai usar a motosserra: em ambiente florestal ou residencial? Vai ser usada para desbastar alguns ramos ou para abater árvores duras? Com que frequência a vai usar? 

Por exemplo, para madeiras mais duras de diâmetro pequeno, motosserras a gasolina que não pesem mais que 4 Kg são uma boa opção. Para madeiras igualmente duras, mas com mais de 35 cm de diâmetro, opte por motosserras a gasolina com mais potência, cilindrada e com maior lâmina. 

Por outro lado, se precisa de cortar pequenas e grandes árvores a partir da base, cilindrada a partir de 45 CC e lâmina maior que 45 cm. 

Motosserras - As sugestões da Rocha & Soares

Motosserra a Bateria ZOMAX
 
  • Bateria de 58V
  • Lâmina OREGON 16"
  • Corrente OREGON
  • Velocidade linear: 11.2 metros por segundo 
  • Potência: 1.8KW/11000RPM
  • Cilindrada: 45.6 CC
  • Lâmina: 18" 64 ELOS Elétrica 
  • Motor a 2 tempos 
  • Carburador: Walbro 

Por fim, não se esqueça de utilizar os equipamentos de proteção individual, como luvas e óculos de proteção. Depois de cada utilização, recomendamos que afie e limpe a sua motosserra. Assim, vai aumentar o seu tempo de vida útil e conseguir melhores resultados na utilização seguinte. 

Se ainda tiver dúvidas sobre a melhor motosserra para si e para as tarefas que tem de cumprir, não hesite em falar connosco. Temos profissionais especializados que o poderão aconselhar e o equipamento que procura!